4 cuidados para seguir na hora da instalação elétrica

Um dos passos fundamentais durante uma obra ou reforma é prestar atenção na instalação elétrica da residência. Isso pode evitar sérios problemas no futuro.

As chances de acidentes com eletricidade aumentam quando não tomamos os cuidados necessários na hora de fazer a instalação. É por não se atentar aos detalhes que ficamos vulneráveis a situações como choques elétricos e curtos-circuitos, então preste atenção para já aconselhar seus clientes em compras futuras.

Com uma boa instrução a realização da instalação elétrica será mais segura e evitará imprevistos e prejuízos, além de agregar um diferencial informativo.

1 – Material de qualidade

A economia, em algumas situações, pode se tornar ineficiente a médio ou longo prazo. Algumas pessoas, na intenção de economizar na obra, optam por utilizar materiais mais baratos e de qualidade inferior.

Essa escolha pode trazer dores de cabeça no futuro e até trazer riscos às pessoas que ocuparão o local futuramente. Busque por materiais de marcas conhecidas e indicadas por profissionais. Isso garante que os fios, quadros e equipamentos tenham uma vida útil maior.

2 – Equipamento modernos

Usar materiais desgastados ou muito antigos aumenta o risco de acidentes durante a instalação elétrica. Fios desencapados ou derretidos, tomadas antigas, quadros de energia mal distribuídos e as “gambiarras”, resultado de improvisos, devem ser evitados e trocados imediatamente!

De início o custo de substituir esses materiais por outros modernos pode ser um pouco mais alto, mas os benefícios e segurança a longo prazo serão maiores. Além da vida útil maior, deixará a edificação protegida de acidentes elétricos.

3 – Mão de obra qualificada

Para evitar algum tipo de acidente que envolva a rede elétrica é preciso ter alguém que entenda do assunto por perto! Por isso, o ideal é garantir que um profissional qualificado e experiente na área faça o trabalho.

Mantenha em sua loja alguns cartões ou indicações de profissionais que você conhece e confia para repassar aos seus clientes!

4 – Normas de segurança

Sim, existem regras! As Normas Regulamentares (NRS) foram criadas na década de 70 como forma de normatizar as obrigações que as empresas deveriam cumprir para garantir a segurança dos trabalhadores em certas atividades, como na construção civil.

No caso das atividades que envolvem eletricidade, a regulamentação é feita pela NR10. O texto fala sobre a necessidade de desligar o quadro de energia ao realizar algum procedimento elétrico, troca de materiais danificados, evitar o uso de extensões ou ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada, assim como vários outros cuidados.

Agora que você já sabe de alguns dos cuidados que se deve ter ao fazer instalações elétricas, que tal conferir o nosso catálogo? Lá você encontrará variados produtos voltados para o setor elétrico e de segurança com garantia de qualidade para seu cliente!

Compartilhe em suas Mídias Sociais:
Share on FacebookTweet about this on Twitter
[whatsapp]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *