Descubra como fidelizar os seus clientes

Sabemos que mais importante que atrair público para a sua loja é garantir que ele retorne. Por isso, continue lendo e aprenda 5 maneiras infalíveis para fidelizar os seus clientes!

Ter um público fiel garante também uma previsibilidade nas vendas, o que te dá mais segurança na hora de investir em melhorias e inovações, além de diminuir o risco com possíveis prejuízos.

Quando a fidelização é bem sucedida seu público não é apenas consumidor, ele se torna um promotor da loja. Um cliente satisfeito é o melhor garoto propaganda que qualquer empresa pode pedir, já que não existe recomendação mais confiável do que aquela feita por quem já conhece e aprova seus serviços.

Já deu pra perceber que saber como fidelizar clientes colabora para o crescimento do negócio, né?

Se engana quem pensa que para dominar a arte de como fidelizar clientes basta manter os mesmos atrativos que conquistaram as pessoas em um primeiro momento. Claro, qualidade é importante, mas diante de um cenário tão competitivo como o atual, fidelizar clientes é nunca se acomodar e se empenhar, continuamente, para conquistar o público.

Confira algumas técnicas!

1 – Mantenha a loja organizada

Você deve estar pensando: “O que a organização tem a ver com meu cliente voltar ou não?” Vou te explicar. Para garantir que o cliente goste do lugar e queira voltar no seu comércio, é preciso criar um ambiente agradável e funcional porque, na maioria das vezes, a decisão de compra é feita no próprio local.

Organizar a loja não é só colocar todos os produtos no lugar, mas pensar na organização a partir da experiência do cliente: desde a fachada até as gôndolas, oferecendo soluções para otimizar o processo de compra do início ao fim.

Com certeza você já foi em uma loja e não conseguiu ficar muito tempo devido ao calor, estou certo? Por isso, um ambiente climatizado influencia no tempo em que seus clientes ficarão dentro do espaço e cria um clima agradável para comprar o que precisam.

2 – Servindo bem para servir sempre

O atendimento é um dos grandes – se não for o maior – diferencial para quem deseja aprender como fidelizar clientes. Sua equipe deve ser bem treinada e estar preparada para oferecer um atendimento personalizado, de acordo com os diferentes perfis que frequentam seu estabelecimento.

Para isso é necessário conhecer bem o público. Mas como? Faça cadastros de clientes e o mantenha sempre atualizado, analise os produtos de maior saída, converse com os vendedores e utilize todos os tipos de dados a seu favor.

Clientes fidelizados, aliás, ajudam a melhorar a qualidade do serviço, pois é justamente esse público recorrente que vai oferecer as informações necessárias para que seu atendimento seja cada dia melhor.

3 – Invista na equipe

Sabia que a experiência dos seus colaboradores enquanto funcionários da empresa faz toda diferença na experiência dos clientes? O melhor treinamento do mundo não serve de nada se a cultura da empresa não é capaz de engajar os funcionários e valorizar seus recursos humanos.

Na hora de pensar em como fidelizar clientes, pense também em fidelizar os colaboradores. Uma rotatividade grande entre os funcionários atrapalha a sinergia do negócio e impede que a equipe crie laços com a clientela, e é justamente essa familiaridade que muitas vezes faz o cliente voltar.

4 – Use as críticas a seu favor

Nenhuma empresa está à prova de falhas e as críticas não devem ser vistas como um fracasso, mas sim uma oportunidade de fazer melhor. Nem sempre será possível resolver o problema e, na maioria das vezes, quem reclama não busca uma solução imediata, mas sim a chance de ser ouvido e ter suas dores validadas.

Como fidelizar clientes é, sobretudo, uma relação de confiança. Ganha pontos aquela empresa que é capaz de aprender com as falhas e oferecer soluções sempre que possível.

5 – Não se esqueça do pós-venda

Estratégias de pós-venda também são muito importantes quando o assunto é fazer com que os clientes retornem. Essa é uma forma simples de manter a empresa na vida dos consumidores mesmo depois que eles já fizeram as compras, permitindo que seu negócio seja lembrado quando surgir uma nova necessidade ou quando forem indicar aos amigos.

Faça contato com seu cliente: pode parecer óbvio, mas poucos varejistas lembram disso. Um telefonema para ver se está tudo em ordem e uma pesquisa de satisfação para colher a opinião fazem toda diferença na percepção de quem compra;

Ofereça atendimento personalizado: chegou um produto novo na loja? Entre em contato com os clientes que possuem o perfil de compra e convide-os para conhecer a novidade em primeira mão;

Invista na relação a longo prazo: uma mensagem de parabéns ou um cupom de desconto em datas especiais também são maneiras eficientes de fidelizar o cliente e aumentar suas vendas.

Viu só como é possível? Alguns investimentos realmente geram vantagens, não deixe de pôr as dicas em prática!

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