Dicas para recuperar clientes inativos!

Você sabia que muitas vezes investir em estratégias para reconquistar pessoas que já tiveram contato com sua empresa pode ser mais rentável do que conquistar novos? Por isso, no blog post de hoje, vamos apresentar algumas formas de recuperar seus clientes!

O primeiro passo é entender de forma geral os motivos que fazem um cliente se tornar inativo. Pode ser a inadimplência, descontentamento com seus serviços ou atendimento ou a sua falta de atenção na venda e pós-venda.

1) Cuide de seu pós-venda

Há quem ache que o trabalho do comerciante termina após a entrega do produto, mas estão enganados. É muito importante cuidar do seu cliente após finalizar a venda. O pós-venda é um conjunto de ações que planeja fidelizar o público com o intuito que o cliente volte. Pergunte o que ele achou da compra, procure investir em mensagens personalizadas e fluxo de alimentação de conteúdo como o envio de e-mail marketing. Assim, você mantém o público sempre por perto!

2) Defina quem são seus clientes inativos e elabore um plano de ação

Se você possui cadastro dos seus clientes, faça uma lista daqueles que não realizam compras por um período consecutivo de seis meses. Avalie a localização, o potencial de consumo do cliente e demais informações que considera importante para entender o sumiço dele. Com as informações em mãos, sua equipe irá criar uma sequência de ações a serem feitas com sua base de clientes inativos. Essas ações começam restabelecendo o contato com eles.

3) Crie campanhas e ofertas direcionadas

Saber como você irá convencer seu cliente a voltar é o ponto-chave. Por isso, invista em marketing! Estruture sua comunicação de forma direcionada apenas para esse público. Ofereça também vantagens: ofertas, oferecimento de serviços grátis durante um período de tempo ou programas de fidelidades.

4) Não esqueça de monitorar seus resultados e ouvir feedbacks!

Revisar se suas estratégias deram certo é também uma forma de reavaliar seus serviços e trabalho! Crie planilhas e tabele todos os clientes reativados. Uma boa opção é criar um questionário para colher feedbacks. Assim, você pode avaliar a opinião dos clientes que resolveram voltar, como também as opiniões negativas daqueles que não optaram.

E lembre-se: trabalhar pela evolução do seu negócio e oferecer o seu melhor é uma boa forma de reconquistar seus clientes.

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