Escutamos constantemente que a primeira preocupação dos donos de estabelecimento deve ser o cliente. Mas e os funcionários? É muito comum que esse pessoal não seja adicionado à equação de “melhoria do cuidado ao cliente”. No entanto, quando uma empresa tem funcionários satisfeitos, eles atendem clientes com maior cuidado, além de terem maior tendência a realizar suas tarefas com mais empenho e zelo.
Quer entender um pouco mais sobre essa ideia? Então continue lendo nosso blog post
Motivação é sinônimo de crescimento
Pare para pensar: você costuma se importar verdadeiramente com aquilo que não te motiva, que não te instiga? Provavelmente não, né? Você pode até buscar manter seus compromissos e ser melhor, mas você não se conecta verdadeiramente com aquilo que não mexe contigo.
Pois é, o mesmo acontece com os funcionários. Quando eles estão desmotivados, entregam apenas o mínimo. Mas quando encontram uma motivação válida, deslancham, se preocupam com a empresa e trazem até mesmo ideias para que ela possa crescer mais e mais. Só por isso você já deveria pensar em como motivar a equipe!
Cuidar dos seus funcionários gera marketing positivo
A grande verdade é que, quando seus funcionários estão insatisfeitos ou desmotivados, haverá maior rotatividade (muitos funcionários saem, outros entram), menor retenção de aprendizado e, claro, com o tempo sua empresa pode ficar mal vista. Isso porque é comum que as pessoas saiam de um emprego e comentem com amigos e familiares as suas experiências.
E aí, com o tempo, sua empresa será lida como um lugar ruim pra trabalhar. Tem marketing pior? Então, pense em fortalecer o seu marketing como empregador. Para que as pessoas tenham prazer em trabalhar para você contribuir positivamente para seu negócio!
Incentivar a comunicação nunca sai de moda
Bom, a essa altura você já deve estar se questionando: como vou melhorar a motivação dos funcionários? Sem dúvida a melhor resposta é comunicação. É necessário empenho para construir um espaço onde todos possam ser ouvidos e respeitados.
Promova reuniões de alinhamento para falar sobre os processos, escute os funcionários com atenção e busque melhorar sua forma de se posicionar, deixando claro que a opinião e bem estar dessas pessoas também importam pra você. De tempos em tempos, um bom momento de confraternização também ajuda muito!
Tomar cuidados básicos também é um agente motivador
Preocupações com horário de entrada e saída, regularidade do contrato, férias e afins são importantes agentes de motivação. Mesmo sendo algo que, à primeira vista, parece simples demais, as pessoas gostam de sentir que estão trabalhando num ambiente correto. Então, sempre deixe tudo isso muito bem organizado, mostrando que você se preocupa com o bem estar da equipe
Ufa, é muita coisa, né? Bom, ainda existe muito que pode ser feito e só você será capaz de conhecer e avaliar corretamente sua equipe. Então, não tenha receio de momentos de diálogo. Eles te ajudarão a ser cada vez melhor, enquanto marca e empregador.
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