A Black Friday é, a cada ano, uma grande oportunidade para varejistas dos diversos segmentos comerciais, incluindo o de materiais de construção. De fato, há um movimento significativo no que diz respeito à economia, tendo em vista a importância que lojistas e, principalmente, consumidores dão a esse evento.
São diversas as formas de implementar as ações promocionais. Enquanto alguns comerciantes preferem concentrar os descontos em apenas um dia (Black Friday), outros optam por estendê-los durante toda a semana (Black Week). Existe, ainda, quem os determina para todo o mês de novembro (Black November). Todas essas estratégias necessitam de um fator indispensável: o planejamento.
Sem esse requisito básico, dificilmente será possível obter bons resultados. Como a sua equipe tem se preparado para atender a essa demanda? Neste conteúdo, abordaremos alguns direcionamentos que poderão nortear as ações que serão desenvolvidas ao longo do mês. Continue com a gente, porque vem dicas importantes por aí!
1) Prepare o estoque
Bom, esse é o primeiro passo! Alinhe, antecipadamente, com o fornecedor os prazos e entregas de todos os produtos que deseja disponibilizar durante as ações promocionais. Não se esqueça de que, além de economia, o seu cliente gosta de qualidade. Escolha um mix variado e qualificado para surpreendê-lo positivamente.
2) Faça promoções verdadeiras
A maior frustração na jornada de um consumidor é ter a percepção de que pode estar sendo enganado. Trair a confiança do seu cliente com promoções enganosas ou irreais pode ser fatal para o seu negócio. Seja, acima de tudo, honesto e, claro, coerente. Não adianta oferecer um mega desconto e prejudicar a saúde financeira da sua empresa. O caminho é ter um planejamento muito bem alinhado com a equipe de gestão de compras.
3) Invista na personalização da loja
Utilize itens decorativos atrativos que sinalizem os descontos. Banners, placas e todos os artifícios necessários para chamar a atenção do seu consumidor. É hora de usar a criatividade!
4) Divulgue as promoções nos diversos meios
Escolha os seus principais canais de divulgação e não tenha medo de expor todas as suas ações. Seus clientes te conhecem pelo Instagram? Então é para este espaço que você deve direcionar as suas propagandas. Em cidades menores, os carros de som entregam um resultado excelente no que diz respeito à divulgação. Além desses, existem muitos outros. Resta escolher aquele que melhor representa o seu negócio.
Está pronto para fazer a maior Black Friday de todas? Depois, vamos querer saber dos resultados, hein? Boa sorte e boas vendas!