Captando novos clientes

Talvez você esteja se questionando sobre a possibilidade (e a dificuldade) de conseguir novos clientes para seu negócio em pleno período de isolamento social e preocupações com a COVID-19. Sabemos que esse momento trouxe muitas dificuldades em vários aspectos, inclusive para o comércio e pequeno empreendedor. Se você acredita que uma forma de sair dessa situação é captar novos clientes, mas está perdido sobre como se posicionar ou o que não fazer, esse blogpost é para te ajudar!

Comunicação com os clientes é essencial!

Nesse momento é importante analisar como é sua relação com seus clientes. Aqueles que você já tem contato, é o momento de retomar essa conexão, que pode ser feita por uma mensagem, uma ligação ou similar! O importante é que você relembre-o sobre seu negócio e como seus serviços podem ser úteis. Outra possibilidade é pensar em algum desconto ou regalia especial que faça com que eles considerem uma ótima alternativa contatar você!

Já para aqueles que ainda não conhecem o seu serviço, é o momento de, como já falamos algumas vezes, criar essa conexão. É importante ter em mente o contexto atual, então não vale a pena investir em panfletagem ou outdoor: é hora de migrar para o digital! Utilize as redes sociais a seu favor e, caso perceba a possibilidade, busque profissionais que te ajudem a promover anúncios digitais.

Se puder, crie promoções (e seja sempre sincero)

O que chama atenção de clientes? Sim, promoções! Todo mundo gosta e para pra pensar na possibilidade de fazer a compra quando vê uma promoção, né? E essa ideia casa perfeitamente com a nossa dica anterior (a comunicação, lembra?), afinal, regalias e promoções deixam todo mundo feliz! Então, utilizando suas listas de contatos e trazendo os clientes para mais próximo, você pode investir em marketing e desconto. Se bem feitas, essas promoções não serão custosas para você e podem até diminuir sua lucratividade, mas atrairão mais clientes.

Em relação a ser sempre sincero, esse passo é válido para adquirir empatia. O que significa? Demonstre seus esforços para a sua clientela! Explique a eles quais movimentos tem feito para proteger sua equipe, suas normas de higiene e os esforços que tem feito para passar por esse período da melhor forma.

No contexto atual, prospectar clientes exige atenção

Se pudéssemos aconselhar você a evitar certos movimentos, nós diríamos: não sonhe alto demais e nem aposte suas fichas em métodos antigos. Lembra que falamos sobre evitar panfletagem e afins? Imagina você buscar esse contato tão próximo com o cliente em tempos de distanciamento social? Seu negócio pode ser mal visto nesse período e isso ter o efeito oposto: afastar clientes!

Você também não deve sonhar alto demais porque esse é um momento para opções seguras e contenção de danos. Então nada de ficar muito animado e gastar altos valores para uma promoção ou estratégia de marketing ambiciosa demais. Por isso, trabalhe o contato próximo com o cliente, seja sempre muito verdadeiro sobre seus esforços e, quando perceber a possibilidade, desenvolva uma boa promoção! Com atenção e cuidado, logo estaremos em ritmo normal!

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