Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, uma boa gestão de compras demanda atenção e conferências constantes de estoque e saídas. Não é só comprar conforme for acabando, mas compreender quais são as suas peças mais importantes, o padrão de saída e, principalmente, a dor do seu cliente. Já falamos sobre esse último ponto antes, então vamos focar em como executar uma gestão de compras que funcione. Continue lendo!
Primeiro, saiba o que comprar
A parte mais importante sempre é ouvir o seu consumidor e isso você já viu a gente falando por aqui. Conhecer o que ele precisa, sua dor, seu padrão de compra e como atendê-lo são direcionamentos muito positivos quando pensamos em gestão de estoque. Nesse processo, é importante que você reconheça quem é seu público, o lugar onde você está, o que o período atual pede (também chamado de sazonalidade). As possibilidades são extensas, então estar de olho é essencial!
E quando comprar?
Manter um controle claro de tudo o que entra e sai do seu estoque é a melhor forma de ter a situação sob controle, além de ser um ótimo mecanismo para entender o que seu público precisa. O melhor cenário é aquele em que você consegue manter o registro de entradas e saídas e transformar tudo isso em dados reais e claros. Assim, você será capaz de entender o que seu mix de produtos precisa sem ter que quebrar a cabeça toda vez que for fazer reposição de estoque.
Tendo por base essas duas informações, você consegue adequar as possibilidades ao seu negócio. Ainda é possível fazer uso das redes sociais e softwares que possibilitam respostas para questionamentos que levantamos ali em cima. Basta você saber usar esses materiais a seu favor!