Qual a fechadura ideal para sua porta?

passo-a-passo---instalacao-de-fechadura-2012-1334370061920_750x500

Estima-se que a compra de uma fechadura aconteça de 10 em 10 anos na vida de uma pessoa. Por causa disso, o consumidor não tem muito conhecimento sobre tipos e funções de fechaduras, e acabam achando que todas são iguais. Mas elas não são! Com a função de garantir a segurança das casas, elas são encontradas em diferentes versões como a eletrônica, a elétrica, as instaladas em cômodos internos e as indicadas para banheiro, para portas pivotantes e de correr. Além disso, existem 3 itens técnicos extremamente importantes, como: tráfego, segurança e corrosão. Para que o consumidor tenha mais condições de escolher o produto adequado e conheça mais sobre o assunto, as embalagens atuais contêm informações sobre esses itens.

No que se relaciona ao tráfego, são três os níveis: leve, moderado, alto e o critério é quantas vezes a porta é aberta e fechada.

No item relativo à segurança, é a maior ou menor resistência a arrombamentos, também dividida em três níveis: baixa, média e alta.

Quanto à corrosão, é a adequação do produto a determinadas aplicações, como utilização em ambiente urbano, na área rural ou no litoral.

Após a identificação desses itens, deve-se escolher qual tipo de fechadura se adequa melhor no ambiente e com suas preferências. Atualmente, no mercado, existem os seguintes tipos a disposição:

Fechaduras eletrônicas

Além da segurança, a praticidade é um importante atributo da fechadura eletrônica. O produto pode ser aberto por meio de biometria, de senha ou de cartão. Essa fechadura possui versões com programação de código falso (para inibir a ação de bandidos), alarme de incêndio e chave de emergência. Antes de adquirir o equipamento, analise algumas características como largura, profundidade, altura e vida útil da bateria – que varia de 10 a 20 meses, com uso diário.

Fechaduras elétricas
Comum em prédios, a fechadura elétrica é indicada para portões externos. Prático, o produto é acionado por meio de um botão, comandado geralmente pelo porteiro do edifício. Para facilitar a compra, os produtos possuem indicações para os tipos de portas – que podem ser de madeira, metálica ou de vidros. Há também diferentes tipos de instalação, como a de sobrepor e a encaixada na folha da porta.

Fechaduras internas
Indicada para os ambientes de dentro da casa, a fechadura interna não necessita de um sistema forte de segurança – uma preocupação que deve estar presente mais em portas de entrada. Portanto, abuse dos designs com poder decorativo para dar um toque especial aos ambientes. A Leroy Merlin conta com inúmeros modelos com acabamentos cromado, oxidado, polido, latonado e escovado.

Fechaduras de entrada
Por ser instalada na porta de entrada, essa fechadura possui um cilindro (mecanismo que permite a abertura e o fechamento da porta por meio do uso de chave) mais seguro, ante ao modelo interno.

Fechaduras de Banheiro
Por ser um ambiente interno e por não ter a segurança como prioridade, o banheiro pode ter uma fechadura fixa. Prático, o produto não exige que você coloque a chave no cilindro todas as vezes que precisar trancar a porta.

Fechaduras para portas pivotantes
As portas pivotantes possuem uma característica única: para abrir, ela gira em torno de um mesmo eixo. Nesse modelo, o ideal é utilizar uma fechadura específica, cujo formato é composto por um trinco rolete – característica que garante o elo entre a porta e o batente. Para escolher o produto mais adequado para sua porta, analise o tamanho, o grau de segurança e os tipos de chave e de acabamento.

Fechaduras para portas de correr
Conhecida por ter um trinco de papagaio, a fechadura para porta de correr conta com um gancho responsável pelo fechamento da porta. Os produtos possuem versões com tipos de chaves diferentes (simples, tetra ou multipontos). O que vai determinar essa escolha é o lugar onde a fechadura será instalada. Quer um exemplo? Se precisar colocar no portão, recomenda-se ficar com o tipo multipontos, já que é o mais seguro da categoria.

Fechaduras tubulares

Modelo com design arrojado, a fechadura tubular deve ser instalada em cômodos internos, sendo comumente encontrada em escritórios. O produto possui um botão que, quando pressionado, tranca a porta.

Travas de segurança
Para garantir ainda mais segurança, considere instalar uma trava de segurança na porta de entrada. O acessório pode vir acompanhado de chaves simples, tetra ou de multipontos.

Fechaduras Perfil Estreito
Indicadas para porta de alumínio e de ferro, as fechaduras de perfil estreito são mais finas se comparadas a outros modelos. Por possuir tamanho de máquina (parte de dentro da fechadura) menor, recomenda-se que essa versão seja utilizada em ambientes internos que não necessitam de alto grau de segurança.

Maçaneta
Utilizadas para abrir e fechar as portas, as maçanetas podem ser um destaque na decoração. Para isso, invista em acabamentos que combinam com os demais elementos da porta – estão à sua disposição maçanetas cromadas, oxidadas e de latão oxidado.

Fonte: http://drfaztudo.com.br/blog/2015/11/16/qual-a-fechadura-ideal-para-sua-porta/

Compartilhe em suas Mídias Sociais:
[ssbl][whatsapp]
  • Darcy

    Qual a fechadura ideal pra quartos?
    Já coloquei das consideradas melhores e fiquei presa no meu qto, tendo de chamar chaveiro pra me tirar.

    • Kamilla Aranha

      Darcy, na hora de escolher deve-se levar em consideração o tipo da porta e também a qualidade do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *