Inclusão é uma pauta que ultrapassa o cumprimento de leis. Muito além de uma obrigatoriedade, é uma questão de humanização e acessibilidade do seu espaço de negócio.
Quantas vezes cobramos políticas públicas dos agentes governamentais, mas não reconhecemos a própria limitação no sentido de não planejar uma loja adaptada para receber a todos os clientes, incluindo pessoas com deficiência?
Bom, antes de qualquer coisa, é preciso dizer que não obedecer às recomendações dos órgãos superiores em relação a estruturas acessíveis de ambientes comerciais é, no mínimo, ilegal. Sim, se a sua loja não tem espaço apto para receber pessoas com deficiências físicas, por exemplo, você está correndo um sério risco de ser multado ou, até mesmo, de ter as suas atividades comerciais suspensas. Além disso, essa atitude evidencia um bom posicionamento da sua marca em relação à inclusão social, que é um assunto amplamente debatido. Isso gera valor!
As normas podem variar de acordo com a sua cidade, estado ou país, mas, você pode guiar-se pelas orientações abaixo, que são básicas:
1) Entradas e saídas com rampas adaptadas para cadeiras de rodas;
2) Barras de apoio, pisos nivelados e espaço suficiente para manobrar a cadeira em, pelo menos, 5% dos sanitários;
3) No estacionamento, destinar vagas específicas para pessoas com deficiência;
4) Sinalizar adequadamente os espaços específicos para PCDs;
5) Disponibilizar balcões de pagamento exclusivos para os clientes com necessidades especiais, para evitar que eles fiquem muito tempo à espera de atendimento.
Além dessas, existem muitas outras recomendações para tornar uma loja acessível. Você pode aplicar aquelas que forem mais viáveis e que possuem maior demanda entre a clientela.
Essa bandeira social também é nossa. Vamos levantá-la?
Esperamos que essas ações possam trazer muitos benefícios para o seu negócio. Até a próxima dica!