Confira os principais tipos de estoque e saiba qual é o melhor para sua loja

O controle de estoque é muito importante para reduzir os gastos, aumentar os lucros e favorecer o crescimento empresarial. As lojas de materiais de construção trabalham com uma grande diversidade de itens, que necessitam da atenção dos gestores que precisam controlar os estoques. Esses empreendimentos exigem cuidados especiais para que o planejamento estratégico seja cumprido e que bons resultados sejam alcançados.

Conheça os principais tipos de estoque:

A primeira etapa para controlar um estoque é criar um inventário que contenha todos os itens disponíveis em sua loja. Esse procedimento é crucial para realizar melhorias no gerenciamento, aperfeiçoar o atendimento aos clientes, ter uma boa organização, etc. Veja a seguir os tipos de estoques mais comuns nas lojas de materiais de construção!

Rotativo

O tipo de estoque rotativo conta com a definição de um período ou intervalo de tempo que será utilizado para a checagem dos itens. Ele poderá ser aplicado diariamente, semanalmente ou mensalmente conforme as necessidades da loja e o volume das vendas. A contagem dos produtos é realizada de forma contínua e são criados grupos de mercadorias.

Periódico

Já o estoque periódico requer a definição de um período para a realização do inventário. O objetivo desse tipo específico é compreender com precisão as falhas ocorridas durante os processos e realizar o aperfeiçoamento no decorrer do tempo. Nesse modelo são gerados relatórios bimestrais, trimestrais, semestrais ou anuais, que mostrarão os custos e facilitarão os planejamentos dos próximos anos.

Permanente

O estoque permanente é um sistema que ajuda a relacionar os materiais que sempre são vendidos pela loja de materiais de construção. A checagem é realizada na entrada ou na saída das mercadorias, e as soluções automatizadas são muito importantes para a realização desse processo. Essa é uma forma de controle imediata.

Vale ressaltar que o gerenciamento do estoque é uma tarefa muito importante, por isso é preciso se aprofundar em novas técnicas como: utilizar um software de gestão, buscar automatizar os processos, evitar o controle manual, entre outros.

A partir desse gerenciamento, o varejista poderá livrar-se do excesso de mercadoria. Aqueles itens que não vendem porque o público deixou de procurá-los ocupam espaço e custam dinheiro. Marque-os, crie metas de vendas para eles e faça promoções.

Agora que você conferiu os principais tipos de estoque, já sabe qual escolher para a sua loja de material de construção? Busque mudar o modo de gerenciar seus produtos de modo que otimize os processos, reduza os custos, forneça uma visão geral da empresa, elimine desperdícios e prejuízos!

Compartilhe em suas Mídias Sociais:
[ssbl][whatsapp]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *