Conheça os principais tipos de estoque e saiba qual é o ideal para a sua loja

Conhecer os diferentes tipos de estoque é fundamental para que o seu negócio seja assertivo e obtenha sucesso. Este entendimento ajuda a reduzir o excesso e a falta de produtos e, deste modo, possibilita que as demandas dos consumidores sejam supridas, sem que haja perda desnecessária de mercadoria. Confira, a seguir, os principais tipos de estoque e descubra qual é o ideal para a sua loja:

Estoque Máximo

Esta é a definição dada à quantidade máxima de mercadorias no estoque. O número de itens, no entanto, vai depender da disponibilidade de espaço para armazenamento. Entre as vantagens deste tipo de estoque, pode-se mencionar a economia, tendo em vista que ele é adquirido em grandes quantidades, o que pode gerar um custo menor.

Estoque Mínimo

Ao contrário do estoque máximo, este tipo de estoque corresponde à menor quantidade possível de produtos no armazenamento, levando-se em conta, é claro, a necessidade de suprir a demanda básica do consumidor. 

Estoque Sazonal

Esse tipo de estoque é organizado de maneira antecipada para atender demandas previsivelmente maiores, como datas comemorativas, por exemplo. O critério a ser seguido em relação a quais datas escolher para determinar o estoque sazonal vai depender, muitas vezes, do segmento de mercado ao qual o seu negócio está vinculado. Datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal costumam impulsionar vendas em diversos setores.

Estoque de Proteção

Este tipo de estoque garante que os produtos continuem disponíveis quando há um aumento de demanda ou até mesmo em situações desfavoráveis, como elevação de preços ou surgimento de greves. 

Depois de ler este conteúdo, você já sabe qual é o tipo ideal para a sua loja? Esperamos que essas informações te ajudem a impulsionar o seu negócio. Até a próxima!

Compartilhe em suas Mídias Sociais:
[ssbl][whatsapp]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *